Como nosso padrão mental afeta nosso metabolismo nutricional?


Publicado em: 10 de janeiro de 2018

Um dos pilares mais fundamentais do metabolismo nutricional não são as vitaminas, minerais ou moléculas do alimento. É o nosso relacionamento com a comida. É a soma dos nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos sobre o que comemos.

Esse relacionamento com a comida é tão profundo e revelador como qualquer um que possamos ter. O grande poeta sufista Rumi comentou uma vez: “O homem saciado e o homem com fome não vêm o mesmo quando olham para um pão”. De fato, oque cada um de nós pensamos sobre alimentação é tão profundamente relativo que se um grupo de nós estivesse olhando para o mesmo prato de comida, ninguém veria o mesmo, ou metabolizá-lo da mesma maneira.

Digamos, por exemplo, que estamos examinando um prato de macarrão, frango e salada. Uma mulher que quer perder peso pode ver calorias e carboidratos. Ela responderia favoravelmente à salada ou ao frango, mas veria o macarrão com medo. Um atleta que tenta ganhar massa muscular pode olhar a mesma refeição e ver a proteína. Ela se concentraria no frango e descartaria os outros alimentos. Um vegano pode ver a visão desagradável de um animal morto e não tocar em nada no prato. Um agricultor de frango, por outro lado, provavelmente ficaria orgulhoso de ver um bom pedaço de carne. Alguém que tenta curar uma doença através da dieta veria umpotencial medicamento ou potencial veneno, dependendo se os alimentos são ou não permitidos na dieta escolhida. Um cientista que estuda o conteúdo de nutrientes nos alimentos veria uma coleção de produtos químicos.

O que é surpreendente é que cada um desses comedores irá metabolizar essa mesma refeição de forma bastante diferente em resposta a seus pensamentos únicos. Em outras palavras, o que você pensa e sente sobre um alimento pode ser tão importante como determinante do seu valor nutricional e seu efeito sobre o peso corporal como o próprio valor nutricional.

Parece inacreditável?

Aqui está um pouco sobre como a ciência funciona:

Como seu cérebro come:

A estrada de informações e comunicação do cérebro, da medula espinhal e dos nervos é como um sistema telefônico através do qual sua mente se comunica com seus órgãos digestivos. Digamos que você está prestes a comer um sorvete. A noção e a imagem desse sorvete ocorre no centro superior do cérebro – o córtex cerebral. A partir daí, a informação é retransmitida eletroquimicamente para o sistema límbico, que é considerada a porção “inferior” do cérebro. O sistema límbico regula emoções e funções fisiológicas fundamentais, como fome, sede, temperatura, desejo sexual, freqüência cardíaca e pressão sanguínea. Dentro do sistema límbico se encontra o hipotálamo, que integra as atividades da mente com a biologia do corpo. Em outras palavras, reconhece sensações sensoriais, emoções e pensamentos e traduz essas informações em respostas fisiológicas.

Se o sorvete é o seu sabor favorito – digamos, chocolate – e você o consome com uma grande satisfação, o hipotálamo modulará essa entrada positiva enviando sinais de ativação através de fibras nervosas parassimpáticas para as glândulas salivares, esôfago, estômago, intestino, pâncreas, fígado e vesícula biliar. A digestão será estimulada e você terá uma quebra metabólica mais completa do sorvete enquanto utiliza suas calorias de forma mais eficiente.

Se você se sentir culpado por comer o sorvete ou julgar-se por comer, o hipotálamo entenderá essa experiência como negativa e enviará sinais pelas fibras simpáticas do sistema nervoso autônomo. Isso inicia respostas inibitórias nos órgãos digestivos, o que significa que você estará comendo seu sorvete, mas não o metabolizando completamente. Pode permanecer no seu sistema digestivo por mais tempo, o que pode diminuir a sua população de bactérias intestinais saudáveis ​​e aumentar a liberação de subprodutos tóxicos na corrente sanguínea. Além disso, os sinais inibitórios no sistema nervoso podem diminuir sua eficiência de queima de calorias através do aumento da insulina e do cortisol, o que faria com que você armazenasse mais de seu sorvete ingerido com culpa como gordura corporal. Então, os pensamentos que você tem sobre os alimentos que você come instantaneamente se tornam realidade em seu corpo através do sistema nervoso central.

Qualquer culpa sobre comida, vergonha sobre o corpo, ou julgamento sobre a saúde são considerados estressores pelo cérebro e são imediatamente traduzidos em seus equivalentes eletroquímicos no corpo. Você poderia comer a refeição mais saudável do planeta, mas se você alimenta pensamentos tóxicos, a digestão de seus alimentos diminui e seu metabolismo de armazenamento de gordura pode aumentar. Da mesma forma, você poderia estar comendo uma refeição pobre nutricionalmente, mas se sua cabeça e coração estiverem no lugar certo, o poder nutritivo de seus alimentos será aumentado.

Você está começando a ver a importância do nosso estado mental / emocional quando se trata de alimentos e metabolismo?

Agora, a resposta ao estresse pode ser causada por desafios de vida que nem sempre temos controle – como ser demitido de um emprego, cuidar de um pai envelhecido ou entrar em um acidente de carro.

Mas nós temos controle sobre nossos estressores auto-criados.Você pode estar se perguntando, o que é um estresse auto-criado? Alguns exemplos são:

  • Iniciar uma dieta altamente restritiva
  • Tentar criar o corpo perfeito
  • Julgar-se quando se olha no espelho e alimentar pensamentos de auto-sabotagem como “Eu estou muito gordo” ou “Ninguém vai me amar por causa da minha aparência”
  • Criticar-se sempre que não consegue controlar o seu apetite ou quando come mais do que queria

Você pode se relacionar com qualquer um desses?

Esses pensamentos e comportamentos tóxicos, literalmente, geram química do estresse, que, como acabamos de ver, podem levar ao ganho de peso, ao transtorno digestivo, ao apetite desregulado e à depleção de nutrientes.

E pode ser frustrante para tantas pessoas porque o poder da química do estresse pode literalmente neutralizar nossos esforços na alimentação e exercícios físicos quando se trata de perda de peso.

Portanto, não basta simplesmente concentrar-se na alimentação como forma de saúde e felicidade. Precisamos mergulhar mais fundo no estado emocional no qual operamos. Precisamos começar a abandonar os estressores auto impostos que impedem o funcionamento ótimo do nosso metabolismo.