Como o estresse afeta nosso estado emocional?


Publicado em: 15 de fevereiro de 2018

Não adianta você estar comendo alimentos orgânicos e riquíssimos em nutrientes, que tem a capacidade de nutrir suas células e aperfeiçoar o funcionamento das suas mitocôndrias, se você está ingerindo esse alimento em um momento de estresse e ansiedade, você não receberá o valor nutricional completo dessa refeição.

Qualquer estresse que você sofre, seja físico ou emocional, ativa o sistema nervoso simpático, o hipotálamo libera moléculas de corticotrofina (CRF) que desencadeia uma cascata que eventualmente causam a liberação de hormônios adrenais, como adrenalina e cortisol, que preparam seu corpo para lidar com o estresse. Receptores de CRF são encontrados no próprio intestino, isso significa que a liberação dele afeta diretamente o sistema digestivo. Sob o controle do cortisol, da adrenalina e do sistema nervoso simpático, o foco do corpo passa do modo de manutenção para a preparação para emergências. Esta mudança causa uma série de efeitos no sistema digestivo:

  • Ocorre diminuição na secreção de saliva, ácidos estomacais, bile, enzimas digestivas e muco protetor;
  • O sangue é desviado dos órgãos digestivos para os músculos esqueléticos, reduzindo a absorção de nutrientes é diminuída;
  • Vários nutrientes são desviados das suas funções para produzir moléculas que combatem o estresse bioquímico, entre eles o zinco que é essencial na formação do ácido clorídrico que ativa ou tripsinogênio em enzima tripsina no estômago dando início a digestão das proteínas;
  • As contrações musculares nos intestinos tornam-se irregulares e podem criar cólicas, constipação ou diarreia;
  • Os esfíncteres fecham, inibindo o movimento normal dos alimentos através do trato;
  • A peristase diminui, permitindo que as toxinas permaneçam mais tempo no cólon e que bactérias nocivas se multipliquem, eliminando as bactérias benéficas normalmente presentes no intestino;
  • Ao longo do tempo, o revestimento do estômago e dos intestinos pode tornar-se danificados, criando um ambiente que permite que mais toxinas sejam absorvidas pelo corpo;
  • A imunidade no trato digestivo fica comprometida com essas mudanças.

Os estressores modernos raramente exigem uma resposta física, e eles tendem a durar mais tempo e serem mais penetrantes. Por exemplo, relações difíceis, desemprego, trabalho insatisfatório, dívidas e hipotecas afetam sua vida diária e podem durar meses ou anos. Porque você não pode lutar contra uma dívida ou inseguranças, seus hormônios do estresse não são facilmente dissipados, e porque os estressores não desaparecem, seu cérebro mantém sinalizando suas adrenais para fazer cortisol. Como resultado, a digestão continua a ser reduzida, com consequências pouco saudáveis.

Quando comemos em estado de estresse, ansiedade ou medo, a maioria das pessoas relata sintomas como azia, cãibras, gases, dores digestivas, distensão abdominal e fome intensa.

Comer por causa de estresse é um paradoxo. A curto prazo, a corticotropina inibe apetite e a adrenalina fecha o trato digestivo e reprime o apetite. Após a primeira reação o cortisol é liberado que atiça o apetite. Seu nível abaixa naturalmente depois que o estrese passa, mas se ele é constante, mesmo que num nível baixo, comer pode se tornar uma compulsão.

O cortisol nos desensibiliza para o prazer. Quando você está em resposta de luta ou fuga e tentando escapar de um lobo com fome, você não quer que seu cérebro esteja em um modo “se sentir bem” e se distrair procurando chocolate. Você precisa estar focado na sobrevivência. Assim, quando o cortisol nos desensibiliza para o prazer devido as nossas tensões do dia-a-dia, precisamos comer MAIS comida para sentir o a mesma quantidade de prazer que quando estamos relaxados. Isso significa que, se você tem medo de sentir prazer ou tiver medo ganhar peso ou tiver ansiedade quando for comer uma sobremesa, você gerará mais cortisol. Este hormônio irá te entorpecer para o prazer e, ironicamente, cria a profecia que se temeu desde o início: “se eu comer algo gostoso, não conseguirei parar …” Você pode ver como o medo que temos dos alimentos ajuda a criar nossa realidade metabólica?

Para piorar as coisas, é fácil ignorar hábitos saudáveis quando sob estresse. Você pode encontrar-se entupindo-se de cafeína para sobreviver aos seus dias ou bebendo álcool para se acalmar, o que pode prejudicar o trato do aparelho digestivo ainda mais. Os alimentos açucarados de conforto contêm muito poucos nutrientes, e o açúcar ainda rouba seu corpo vitaminas B e outros nutrientes, depletando seu estado nutricional ainda mais.

Os desequilíbrios resultantes do estresse não só requerem uma profunda limpeza física, como também um novo enfoque de vida, que restaure o relaxamento.

Durante o relaxamento, o corpo, a mente e as emoções operam de tal maneira que apoiam e aumentam as funções do corpo. Os vasos sanguíneos contraídos voltam a se expandir, os sucos gástricos tornam a fluir, os hormônios se equilibram e os dejetos são facilmente eliminados. Portanto, o melhor antidoto para o estresse e seus efeitos prejudiciais são os métodos de relaxamento: meditação, ioga, brincar com crianças ou animais de estimação, tocar algum instrumento, contato com a natureza, ouvir música, etc.